terça-feira, 27 de novembro de 2012

Finais Grey Goose 4 - Primeira Fase

Na noite de 26/11/2012 ocorreu em São Paulo, precisamente no Edifício Itália,  mais uma etapa do Campeonato Grey Goose Vive La Revolution 4.


Os finalistas das cidades/estados participantes se confrontaram em um duelo por vezes desigual.

Desigual? Como pode ser desigual se a regra é a mesma para todos, e só os melhores competidores e campeões de suas respectivas cidades participam?

Pois é my Friend! Todos participam, porém o nível está longe de ser simétrico. E isso é natural nem sempre os tradicionais vão bem, vejam o exemplo do Palmeiras às glorias do passado não impediram de cair à segunda divisão. Processo natural, alguns vão bem outros nem tanto, alguns quase chegam lá e na hora da cobrança do pênalti do arremate certeiro, chutam a bola a trave e por ai vai, um azarão que sobressai e surpreende um mediano que mantém a média e um da elite que se isola na tabela da competição, e claro tem aqueles que fazem questão de permanecer na lanterna.


O mais importante é que em uma noite para lá de especial, orquestrada pelo emocionado, carismático, embaixador da marca no Brasil, que de tamanha elegância parecia ter saído de um internato Londrino, dada sua classe em presidir a cerimônia. Meu amigo Sr. Pablo Moya era só sorrisos e gentilezas e fez questão por varias vezes em parabenizar e ressaltar os esforços da marca Grey Goose e de sua equipe no Brasil em desenvolver a mixologia a nível nacional. Prestigiando os competidores e convidados com uma noite única regada a coquetéis, canapés e uma vista única de São Paulo, oferecida pelas belas e cobiçadas janelas do Terraço Itália.

E agora vamos direto ao ponto. Vários competidores diversas apresentações, uma finta daqui um passe de letra dali uma enfiada de três dedos certeira na trave. Disputas acirradas e empates de 1 a 1 sem emoção e um campeão invicto que goleou e tascou o titulo da noite com dois competidores a sua cola.

É isso ai na noite de hoje foi um verdadeiro clássico comparável a Goleada historica do Corinthians no Campeonato Brasileiro 2005... 7x1 em cima do Santos. 

 O Sr Marcelo Vasconcellos sagrou-se campeão da primeira etapa das finais.

 

Em sua apresentação quase impecável se não fosse uma pequena trombada na taça com um pequeno splash de seu coquetel e uma embananadinha quase imperceptível durante a fala de sua apresentação, teria tido uma noite impecável como uma goleada de 6 gols de diferença em casa.


Marcelo distanciou-se dos demais, por sua segurança em conduzir sua apresentação e a propriedade astuciosa, de apresentar sua percepção do produto que foi tema da noite a Grey Goose Le Citron, e assustar e mesmo confundir os espectadores ao dizer que em sua analise sensorial notou que “é uma vodka com toque realmente ácidos como toques de limão tahiti, com amargor presente”, alguns se assustaram percebia a feição de espanto e confusão do publico, e claro me diverti com a franqueza e postura arriscada de meu colega que teve grande chance de ser mal interpretado pela bancada de jurados e espectadores presentes.  Mas ele tem razão em sua analise. Antes de qualquer caminho a se tomar para elaborar um coquetel a analise senssorial deve ser feita com rigor e clareza. E meus amigos amargor não é defeito  quando equilibrado, agrega e não ao contrario, e a vodka  Le Citron tem características surpreendentes dentre elas, palavras de meu amigo Marcelo “lembranças de casca de limão tahiti, óleos essenciais, aromas florais, alta acidez”. Não só concordo como me agrada e muito sua analise e clareza ao analisar e mencionar as características reais da vodka em questão. Quebrando o tabu de elogios rasgados e demasiados a patrocinadores. Por favor, falem do produto das qualidades do produto e não fiquem babando ovo sem um contexto, profissionalismo é isso e não o contrario. Eu agradeço  as marcas com certeza vão gostar se notarem que os profissionais conseguem diferenciar e pontuar as qualidades das bases que trabalham de maneira objetiva e sem devaneios, fica a dica aos colegas.
O coquetel vencedor da noite foi do inicio ao fim, uma promessa de bouquet floral com frescor e texturas elegantes tanto quanto sua apresentação. Finalizado com uma espuma fluida que se integrou facilmente ao coquetel, formando uma bebida única e integrada com diferentes texturas e não algo em duas partes que não se sabe  se é para comer ou tentar beber, como por vezes ocorre em alguns testes de coquetéis com espumas mal elaborados por ai a fora.

O xarope de Edel Flower, um dos ingredientes da trama mixologica, fez jus à promessa e harmonizou-se ao Bitter de Grap Fruit produzido por ele mesmo  ao néctar de maçã verde e a Grey Goose Le Citron, integrando-se e trazendo a tona as notas florais frescas sugeridas. A proposta de um coquetel com temperatura não tão baixa (isso mesmo, menos gelado, assusta né?) fez total diferença e facilitou na percepção dos aromas sugeridos. A noite era tão dele que até o som ajudou uma ótima música tocava ao fundo. Não sei se escolhida por ele, mas uma bela voz com beats elegantes acompanhando, possivelmente cantada em Francês, compunha e integrou-se como trilha sonora de sua apresentação. Mas uma vez prometeu e cumpriu aromas e sabores em seu coquetel.

No mais um destaque todo especial para a participação de Gisele Aguiar que, me fez pensar em quando nosso time de coração joga muita bola e por um pequeno erro toma um gol e mesmo assim sai aplaudido de campo. Gisele que ia muito bem em sua apresentação, nos 45 do segundo tempo ao finalizar seu coquetel encostou e derrubou a taça perdendo um dos cinco que deveria apresentar. Respirou fundo e fez o que alguém que almeja ser chamado de bartender deve fazer. Sorriu perguntou quanto tempo lhe restava e rapidamente fez outro, me fazendo lembrar-se dos antigos campeonatos de Flair que levavam em conta a velocidade no preparo de coquetéis em suas etapas ou provas de Speed.

O segundo lugar ficou entre os cariocas Alan Souza e Paulo Freitas.


Alan Souza em sua apresentação brincou com o sensorial e utilizou primeiro do silencio fazendo o Dj desligar o som durante sua apresentação, para ao meio dela surpreender com um lúdico carrinho que tocava uma singela musiqueta. Isso mesmo uma caixinha de musica e uma dancinha, enquanto fazia meio que uma técnica para lá de duvidosa de Rockin Rolling entre coqueteleiras (sorver o liquido de uma coqueteleira a outra dando uma certa altura). O coquetel estava em total  SINTONIA, equilibrado com toques doces, cítricos e amargos muito evidentes. Teria tomado do inicio ao fim facilmente.

Paulo Freitas muito nervoso em sua apresentação e carismático tanto quanto. Interagiu com o publico envolvendo os jurados e os que assistiam com seu bla bla de carioca Esshhperrrto, tirando sorrisos e reações, criando uma sensação de se estar no bar com um bartender brincalhão e um pouco atrapalhado, que produz excelentes coquetéis e lhe recompensa com uma experiência agradável de tanta simpatia que você deixa de reparar em sua leve natação e alcança sua redenção com um ótimo atendimento e belo coquetel.

O coquetel era caracteristicamente envolvente com sabores complexos, bastante refrescante seu Long Drink apesar do toque do licor Frangélico(caracteristicamente adocicado a macadâmia e afins) que entrou na medida exata nem mais nem menos junto aos demais elementos que temperam o coquetel.

Terça dia 27, mais uma etapa ocorrera, definindo o grande vencedor.

CRONOGRAMA 2 ETAPA FINAL

COCKTAILS CINEMATOGRÁFICOS

Dia 27 9:30 da manhã, visita ao Coffee Lab (competidores)

Dia 27 12:30 almoço dos competidores ( a ser definido)

Dia 27 18 horas chegada dos competidores os campeonato (Reserva Cultural)


COCKTAILS CINEMATOGRÁFICOS - Regras-






O cocktail deve ser inspirado em algum filme famoso.
 (0 a 100 pontos)
Traje social obrigatório, fantasias não são permitidas.
5 Cocktails iguais  8 minutos
Mínimo de 50 ml de Grey Goose Original ou Flavours por cocktail
Não são permitidos outros destilados
É proíbida a utilização de uniforme, utensílio ou material de qualquer outra marca
A soma das outras bebidas alcoólicas não pode ultrapassar a quantidade de Grey Goose por cocktail
A quantidade de ingredientes é ilimitada
Serão descontados 20 pontos por segundo que ultrapassar os 8 minutos de apresentaçã

Boa sorte a todos e parabéns desde já.

O Autor:
Rodolfo Sousa Bob Rodolfo Sousa Bob é gastrônomo, mixologista, treinador. Sommelier formado pelo SENAC. Especialista nível 2 Wine and Spirits Education Trust. Administrador do blog OBARVIRTUAL.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes