quinta-feira, 18 de abril de 2013

O que se bebe, hein? Grécia



Desde os tempos da Grécia Antiga, reza a lenda de que os gregos não bebem muito, mas sim com grande qualidade. O vinho, pilar central do berço cultural da história desse país, era utilizado já nos simpósios da antiga sociedade grega, diluído em água. Regados a vinho com água, recitavam poesias, discutiam temas políticos, poéticos e filosóficos, preocupando-se em não passar do ponto do relaxamento e criatividade que o álcool pode trazer quando consumido de maneira responsável e equilibrada. É, desde os tempos antigos os gregos já sabiam das coisas.

Os gregos têm por habito beber durante as refeições. O kafenion é o estabelecimento grego equivalente ao bar ou café europeu. Serve-se nesses locais cafés com tortinhas de mel ou um copo de uma das bebidas preferidas dos gregos, o ouzo , acompanhado sempre de alguma comida, queijos como o Feta e azeitonas são servidos em pequenas porções para acompanhar.

Bebidas típicas

Ouzo: é uma bebida destilada, um White Spirit. Feito a base de especiarias (entre elas, anis, estrela de anis
, feno, castanhas, coriandro, canela e cardamomo), deve ser servido puro e frio, num copo pequeno, ou com uma quantidade igual de água ou gelo. Em contato com água fica branco. Como também acontece com seu primo, Arak, natural do Oriente médio.
Mastika: semelhante ao Ouzo, feita a base de resina, alcaçuz e especiarias, pode ser servida com digestivo acompanhando frutas secas.
Retsina: Pode-se chamar de vinho Grego. Branco ou rosado, tem sabor um inconfundível, muito peculiar. Recebe adição de resina de uma espécie de pinheiro em sua fermentação, o que lhe confere tais características. Segundo o connaisseur Hugh Johnson, o processo data de muitos séculos: Traços de resina de pinheiro foram encontrados em ânforas gregas da Antiguidade. É consumida com gelo, água gaseificada, tornando-se uma bebida refrescante para se beber em jarras no verão.

E na Grécia sempre se come enquanto se bebe! Então, o que comer, para combinar?
Isso, claro, vai depender do local e do estabelecimento da Grécia que você estiver, mas lá vai uma resenha com os principais ingredientes e sabores que compõem a culinária grega...

Peixe, azeite de oliva e queijo Feta estão entre os principais
alimentos da gastronomia grega
Base: Nozes, gergelim, trigo, cevada, berinjela, tomates, abobora, pimentões, pepino, alhos, azeitonas, queijo Feta, azeite, grão de bico, feijão, lentilhas e arroz;
Pêssego, damascos, melões, limão, cerejas e melancias;
A principal carne é a de carneiro;
Carne de peixe e azeite de oliva também são muito comuns;
Carnes e peixes são sempre frescos e somente grelhados, servidos com ervas como o orégano;
Vinho

A constituição da gastronomia grega, conhecida mundialmente por ser muito saudável, é formada por influências mediterrânea, italiana e balcânica. 
Não sabe nada de comida grega, quer conhecer e pagar barato? O restaurante Athenas, localizado na esquina da rua Augusta com a rua Antonio Carlos na capital paulista, pode ser uma opção aos iniciantes do comer bem.

O Autor:
Rodolfo Sousa Bob Rodolfo Sousa Bob é gastrônomo, mixologista, treinador. Sommelier formado pelo SENAC. Especialista nível 2 Wine and Spirits Education Trust. Administrador do blog OBARVIRTUAL.

1 comentários:

PH disse...

Meu pau e enorme

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes