segunda-feira, 1 de abril de 2013

Páscoa, chocolate, cerveja (Parte 3) - Doses de Sabedoria



Nas duas últimas postagens, oferecemos aos nossos leitores algumas indicações de cervejas (parte 1) e de chocolates (parte 2). Nesse meio tempo comemos, bebemos, tentamos harmonizar, discutimos muito sobre combinações mais ou menos interessantes e, principalmente, sobre o que deveria se tratar este último post.                                                      

Chegamos a seguinte conclusão: Ao invés de indicar combinações tendenciadas com notas e análises feitas por nós mesmos,  vamos oferecer  a vocês ferramentas para que possam montar suas próprias degustações, além de algumas dicas para se guiarem por este mar sem fim de possibilidades sensoriais (ficou meio “xabilisquente”  isso. Acho que é texto para um outro blog, de estilo mais novela mexicana romântica)

Enfim, ficou assim. Comemos, degustamos e harmonizamos com sucesso, e outras vezes não. Pesquisamos algumas dicas da especialista Bia Amorim, que junto com o que já oferecemos, servirá como um manual prático para impressionar as gatas(os) e amigos de boteco acostumados a beber a cerveja mais barata ou modinha.

Leia atentamente as três partes e torne-se um verdadeiro especialista em chocolates e cervejas. E nos dias frios aqueça os corpos sedentos de prazeres gustativ... -Já chega dessa balela furada, né? Pelo amor de Deus-

A equipe de efeitos especiais de OBarVirtual preparou um gráfico com os maiores e mais poderosos editores de imagens para indicar as melhores combinações de cerveja de acordo com o chocolate:
Melhores combinações para chocolate ao leite...

...e as combinações para chocolate meio amargo.

E para completar, a especialista Bia Amorim, em entrevista ao blog Manual do Homem Moderno, listou as seguintes dicas:

Chocolate ao leite

A sommelier de cerveja Bia Amorim
“Por ser um chocolate mais adocicado, a dica é pegar uma Porter, que tem o torrado do café aparecendo em sua composição. A mistura do leite e a cremosidade do chocolate com o sabor tostado do café da cerveja, assemelha-se ao Mocha, criando um terceiro sabor”.

Chocolate Meio Amargo

Pedem cervejas com sabores mais marcantes, como uma Stout, Porter e Schwarzbier.

“Se a cerveja estiver muito gelada, você não vai ter uma experiência legal. Primeiro porque você vai encobrir alguns elementos da cerveja. Segundo porque a cerveja muito gelada vai deixar o chocolate quebradiço, trincando o chocolate”

Chocolates com % de cacau

Para chocolates com mais de 60% de cacau, as indicadas são as Imperial Stouts e Tripel.

“As cervejas com mais teor de álcool são mais bem-vindas para os chocolates com maior teor de cacau, pois causam sensação de aquecimento na boca e ajudam a derreter o chocolate”.


O Autor:
Rodolfo Sousa Bob Rodolfo Sousa Bob é gastrônomo, mixologista, treinador. Sommelier formado pelo SENAC. Especialista nível 2 Wine and Spirits Education Trust. Administrador do blog OBARVIRTUAL.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes