segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Christiano Protti embaixador Glenfiddich no Brasil -



Falamos com o especialista Christiano Protti, embaixador do single malt Glenfiddich no Brasil. Ele nos contou um pouco de sua trajetória, os interesses da marca no crescente mercado brasileiro e de quebra ensinou a combinar petiscos e pratos para cada perfil de Glenfiddchi...

Para os que  ainda estão muito por dentro dos assuntos da categoria -SINGLE MALTS UÍSQUES- que ganha cada vez maior espaço nos copos dos experts e amantes de bons drinks.
Vale a pena dar um clique e conhecer alguns posts que fizemos sobre o assunto

Treinamento Glenfiddich SP - Diferentes uísques escoceses. -O tipo de produção caracteriza diferentes estilos entre eles os mais comuns...

Bate papo com Christiano Protti

OBarVirtual gostaríamos de uma apresentação do embaixador.
Bob, eu nasci no Recife, mas meus pais são gaúchos e descendentes de italianos. Eu cresci no Rio de Janeiro, fiz MBA em Gestão Internacional nos Estados Unidos e viajei muito por todo o mundo. Para compor o cenário, minha família sempre teve o gosto pela boa mesa! Meu pai hoje em dia é dono de restaurante e eu cresci ouvindo, vendo e experimentando (claro!) todo o tipo de comida e bebida.
O whisky sempre esteve presente em qualquer ocasião. Quando recebíamos visitas em casa, uma garrafa de single malt era a opção para o inicio de uma boa conversa. E o Glenfiddich entra justamente aí. A história do Glenfiddich e de todos os diferentes sabores que você tem com apenas algumas gotas dele é o que me motivou a ser Embaixador Glenfiddich.

OBarVirtual: Quais as principais estratégias de marketing do Glenffidich no Brasil?
Christiano Protti: Glenfiddich tem como objetivo principal continuar a inspirar nossos atuais e novos consumidores. Continuaremos defendendo o espírito pioneiro e desafiador de quebrar convenções, procurando ser inovador em tudo o que elaboramos. Queremos que os brasileiros também descubram o diferencial do nosso single malt, que descubram a qualidade, diversidade e complexidade que Glenfiddich tem em aromas e sabores. Somos o única destilaria que utiliza uma única fonte de água do início ao fim do processo de elaboração e somos também uma das únicas destilarias a possuir uma equipe de tanoeiros para manter a qualidade de nossos barris.  Outro exemplo deste espírito pioneiro é o que você teve a oportunidade de ver e de degustar. O nosso Glenfiddich 15 anos Solera Vat que, após maturar por quinze anos em 3 diferentes barris, é cuidadosamente casado no nosso exclusivo tonel Solera; sendo um método único de elaboração e de casamento deste 15 anos. Estes são apenas alguns exemplos do compromisso de Glenfiddich e que se reflete no fato que hoje somos o mais premiado single malt do mundo.

OBarVirtual: Ao seu ver, como está o mercado consumidor brasileiro de produtos alcoólicos? Está preparado para um produto como o Glenffidich?
Christiano Protti: O consumidor Glenfiddich conhece o diferencial do nosso single malt e seguirá fiel a um produto de qualidade única como o nosso. Mas eu vejo que ainda temos que apresentar o Glenfiddich a mais brasileiros, que, acredito, se interessariam em descobrir a qualidade e superioridade de um single malt quando comparado aos blended whiskys, ou whiskys misturados, de mesma idade.
Certamente o Brasil está preparado para o Glenfiddich; e sempre esteve, pois estamos aqui há mais de 30 anos. O brasileiro por natureza é curioso e ávido por novas descobertas e novos sabores. Também observamos que o brasileiro está mais-e-mais à procura de produtos premium, de qualidade diferenciada, e é por isso que aqui estamos.
OBarVirtual: Existe uma relação entre o crescimento da mixologia no Brasil, que cada vez utiliza produtos de melhor qualidade, com o interesse da marca em crescer no mundo?
Christiano Protti: Ao meu ver, com o aumento de renda, o Brasileiro começou a viajar, perceber novos sabores, novas marcas, e isto por consequência se refletiu no nosso mercado. O Brasileiro começou a demandar bebidas de qualidade, melhores drinks, novas criações e cocktails. Glenfiddich será a referência de single malt do Brasileiro e que o mundo todo já conhece. Como falei, Glenfiddich é o mais consumido e mais premiado single malt do mundo.
OBarVirtual: Quais são as suas indicações para petiscar e comer junto com Glenfiddich?
Christiano Protti: Bob, para petiscar eu gosto sempre de sugerir algo fácil, que dispomos em casa ou que encontramos com facilidade no supermercado. 
Então, aí vão algumas dicas para harmonizar com Glenfiddich 12, 15 e 18 anos.
Sendo o Glenfiddich 12 anos um whisky suave, frutado e levemente amadeirado, eu sugiro as castanhas, nozes, avelãs e amêndoas. Queijos brancos como: queijo de cabra, queijo minhas; queijos cremosos, como ricotta e cottage. Salmão defumado, carpaccio de peixe, e como agora estamos no inverno, caldos de aspargos, ervilha e frango caem bem também.
Para o Glenfiddich 15 anos, eu sugiro harmonizar com frutos do mar, como: polvo, lula, siri e com sushi também. Patê de figado e patê de cogumelos como o funghi, combinam também.  Interessante aqui também seria a harmonização com sobremesas, pois lembre que o Glenfiddich 15 anos é um whisky adocicado, com notas de baunilha, caramelo e mel.
Para o Glenfiddich 18 anos que é um whisky mais complexo eu sugiro harmonizar com as carnes, embutidos, queijo cheddar, blue cheese e até mesmo queijo roquefort. Aqui, a combinação que eu particularmente mais gosto é com chocolate amargo. Qualquer um acima de 70% fica excelente.

O Autor:
Rodolfo Sousa Bob Rodolfo Sousa Bob é gastrônomo, mixologista, treinador. Sommelier formado pelo SENAC. Especialista nível 2 Wine and Spirits Education Trust. Administrador do blog OBARVIRTUAL.

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