terça-feira, 13 de agosto de 2013

Degustação: Sabores da Escócia por Alexandre Campos




Na última sexta-feira, 9, conferimos a degustação realizada pelo especialista em uísques Alexandre Campos no espaço Ciclo das Vinhas. Da porta de entrada ao copo de bebidas, apenas boas surpresas. O local, que também é uma livraria, apresenta boa aparência e já mostrava a dedicação e preocupação com a qualidade da informações que estariam por vir. 


Ao subir as escadas, que já estava tomada por diversos aromas dos uísques que descansavam para serem melhores apreciados, encontrei de cara o professor e amigo Cesar Adames, que um sorriso no rosto me recepcionou e me convidou a sentar. À mesa estavam dispostas seis taças com uma variação de uísques que iam de um magnífico Blended a um Singlemalt espetacular de 30 anos de repouso. No entanto, ainda não se sabia a ordem da disposição dos copos, e a imaginação já estava para lá da Escócia...

Apresentações feitas, instrutor Alexandre Campos e convidados se conheceram. Dentre as presenças de especialistas, J. Kennedy e Cesar Adames. Uma rápida apresentação dos uísques a serem degustados e é dada a largada.

O primeiro, um Blended de deixar qualquer pseudobebedor de uísques de boca calada. É comum se ouvir  que uísque misturado é inferior e apenas os Single Malts são dignos de serem apreciados. Royal Salute 21 anos é tapa na cara monárquico e elegante, e que se não fosse o alto preço só teria meus elogios.

Entre os goles deste blend muito bem feito, frutado e delicado, explicações sobre cor e o resultado da madeira nesta interação. Outro gole e a atenção na complexidade e suavidade do Blended, e surge a pergunta:  “quem inventou o uísque?”.  Informações sobre a destilação, a interação do oriente médio, o famoso registro do século XV que descreve a venda de 500 Kg de malte para um Frade para produção de aqua vitae.. Confira tudo em A História do Whisky

E foi nesse ritmo que a cada gole a mente se enchia de prazer e informação. A cada copo um bate-papo sobre os aspectos sensoriais do que degustávamos e uma explicação sobre um tema que vou mencionar para instigar os leitores a  participar de uma degustação orientada por um especialista, para compreender a cada gole a real história de uma bebida

Como foram seis taças, dividi o treinamento em seis tópicos, mas tenham certeza que foram muitos mais assuntos abordados, mas borá lá...

1° Cor Vs Madeira
2° Quem inventou o uísque?
3° O que é uísque?
4° Copos e taças adequadas
5° Relação da origem da madeira e do uísque – madeiras do novo e velho mundo
6° Produção

Uísques que degustamos em ordem:
ROYAL SALUTE 21 – Misturado, leve, adocicado.
ARDBERG – Puro malte, robusto, defumado notas de bacon.
FAMOUS GROUSE –  Misturado de maltes, redondo, ótima madeira, muito bem equilibrado.
DALMORE 18 – Puro Malte, aromático, notas de vinho pronuncia de Jerez Oloroso (dica de Cesar Adames)
GLENNFARCLAS 30 - Puro malte, complexo, aroma e corpo excepcionalmente equilibrado.

Após o treinamento, sentamos eu e J Kennedy para conversar sobre a importância de se investir neste formato de treinamentos. O fato é que hoje os bartenders não têm a consciência da importância, de se guardar parte de sua renda para investir em educação. Sim, meus queridos, uma degustação como esta se trata de educação.  Muito alem da mixologia, esta sim a cultura, história e geografia de uma bebida.
Durante nosso bate-papo, como não podia deixar de ser, idealizamos algumas receitas. Uma delas divido com vocês a prévia que ainda não experimentei, mas assim que possível disponibilizo o resultado aqui no blog.

Ardberg 10, como base de um Blood Mary Smooked – Em copo baixo, pedra grande de gelo guarnição lamina de pepino, crocante de bacon -  Técnica de preparo: rolar em coqueteleira – Em breve by J Kennedy e Rodolfo Sousa.

O Autor:
Rodolfo Sousa Bob Rodolfo Sousa Bob é gastrônomo, mixologista, treinador. Sommelier formado pelo SENAC. Especialista nível 2 Wine and Spirits Education Trust. Administrador do blog OBARVIRTUAL.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes